terça-feira, 12 de julho de 2016

Arnaldo Zimmermann liderou o movimento pela criação da Região Metropolitana de Blumenau

O vereador Arnaldo Zimmermann (1996-2000) liderou o movimento pela criação da Região Metropolitana de Blumenau entre os anos de 1997 e 1998. A Região Metropolitana foi criada no ano de 1998, durando poucos anos, mas deixou de cumprir seu principal papel, que seria o planejamento e a execução de uma política de integração entre os municípios do Médio Vale do Itajaí. Neste espaço, há vários recortes de publicações dos jornais da época, retratando o processo para a criação da Região Metropolitana na região.
  






sexta-feira, 24 de junho de 2016

Alunos levam a notícia para dentro da escola

Uma experiência realizada em 1996 no Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC) do bairro Itoupava Central fez com que alunos do ensino fundamental aprendessem na prática as técnicas de redação, reportagem e locução em rádio. Era o Rádio Caic, um programa de radiojornalismo produzido pelos próprios estudantes. O projeto foi implantado na gestão da então diretora da escola Adriana Corrêa e teve a participação dos radialistas Arnaldo Zimmermann e Danilo Gomes (conforme matéria veiculada à época pelo Jornal de Santa Catarina).

Estudantes aprenderam diariamente as técnicas do rádio 

quinta-feira, 23 de junho de 2016

“É preciso que o gestor público tenha sensibilidade social”, conforme Arnaldo Zimmermann

Em entrevista à Rádio Clube de Blumenau AM nesta terça-feira (21), o pré-candidato a prefeito de Blumenau pelo PCdoB, Arnaldo Zimmermann, teve a oportunidade de explicar à população um pouco sobre os diferenciais que a sua pré-candidatura tem a oferecer nessas eleições. Além disso, Zimmermann contou um pouco de sua trajetória que o motivou a colocar seu nome à disposição do partido para essa disputa.
 Zimmermann: "população deve decidir qual é o modelo de cidade que ela deseja"

De acordo com o pré-candidato, dois grandes eixos estão sendo trabalhados para o plano de governo: o desenvolvimento da cidade e a melhoria das condições de vida das pessoas. 

Como forte diferencial em relação às propostas tradicionais, Zimmermann destaca o “Planejamento Participativo” como grande ferramenta para proporcionar à população as condições de tomar decisões sobre os grandes temas da cidade. Para ele, as formas atuais de consulta pública se resumem a meros instrumentos protocolares para apenas cumprir as obrigações legais. 

“As pessoas já conheceram em um passado recente na cidade o modelo do orçamento participativo, que foi muito importante, mas acabou se limitando a pequenas decisões sobre pavimentações de ruas residenciais e escolha da creche ou do posto de saúde do bairro. Com o Planejamento Participativo nós queremos ir muito além, criando mecanismos alternativos de formação, debate e decisão em ambientes de integração. A população deve decidir qual é o modelo de cidade que ela deseja para hoje e também para deixar para os seus filhos”.


Em outro momento, Zimmermann falou sobre a importância de se conhecer a realidade da população para poder governar, destacando sua longa experiência no rádio atendendo aos diversos problemas do cidadão, o que lhe ajudou a atuar como gestor nas funções públicas que já assumiu. “É preciso que o gestor público tenha sensibilidade social e que conheça o sentimento da população para melhor poder buscar as soluções”. 

terça-feira, 14 de junho de 2016

Lucro na Oktoberfest na gestão de Arnaldo Zimmermann

Matéria veiculada no Jornal de Santa Catarina em novembro de 1999 destaca o lucro da 16ª edição da Oktoberfest em Blumenau. Arnaldo Zimmermann, secretário municipal de turismo à época, destaca os investimentos realizados nas reformas dos (antigos) pavilhões, asfaltamento da Rua Humberto de Campos (que dá acesso à festa) e até pagamento de dívidas de anos anteriores.